Muitos dos meus pacientes chegam ao meu consultório querendo fazer um peeling nessa época do ano, e eu sempre aviso que primeiro temos que preparar a pele para o procedimento, e a maioria me pergunta: – Ah doutora então não da pra fazer hoje. E eu respondo: – Não, precisamos preparar a pele antes,com creme.








          Infelizmente existem profissionais que fazem peeling que não tem nenhum estudo sobre suas complicações, e fazem ele mesmo sem preparar a pele. 
          Dependendo do peeling ele é de categoria media, isso quer dizer não fica só na superfície da pele ele entra em sua profundidade, esse tipo de peeling deveria ser feito só por médicos pois é considerado um tratamento invasivo e pode deixar sequelas e para evitarmos isso preparamos a pele antes.








         Então a pergunta é: Porque a importância de preparar a pele para o peeling? 
          Vamos lá, a base de um peeling químico de sucesso é o preparo, a preparação da pele começa algumas semanas antes da realização desse procedimento. Com o preparo adequado da pele. ela irá reagir de forma mais rápida e uniforme do que a pele não preparada, isso quer dizer, o resultado será melhor e sua pele provavelmente não irá manchar ( ficar com manchas claras ou mais escuras do que já eram). O efeito do peeling como , descamação, ardor e vermelhidão serão minimizados, e a cicatrização será mais rápida evitando assim cicatrizes.








          O preparo da pele pode ser dividido em duas fases: 
          1- Pré-tratamento
          Consiste em aplicar um creme que provavelmente seu dermatologista recomendou, um tempo antes do procedimento, esse tempo pode variar de profissional para profissional, no meu caso eu gosto de no minimo 21 dias. O objetivo desse creme é diminuir a espessura da barreira epitelial, acentuar a penetração do agente ativo do peeling de maneira uniforme, acelerar a cicatrização e reduzir os efeitos colaterais e suas complicações,  como a hiperpigmentação pós-inflamatória.

          2- Preparação direta 
          Consiste em limpar a pele imediatamente antes do peeling, aconselhamos a pessoa que irá realizar o peeling ir com a pele limpa para o procedimento sem nenhum tipo de maquiagem, creme isso inclui filtro solar, no consultório, o medico ou a enfermeira irá desengordurar sua pele com produto adequado.isso melhorará o desconforto e a dor que alguns peelings provocam, e acentuará a penetração do peeling para melhor resultado.








          Viram como é importante o preparo da pele. Por isso eu sempre recomendo fazer um peeling com um profissional medico, pois só ele saberá tratar suas complicações se mesmo com toda essa preparação ainda acontecer.