Hoje em dia tanto as maquiagens quanto os filtros solar caiu na rotina das mulheres, que querem ter um rosto mais saudável e bonito. Pensando nisso varias indústrias de maquiagem acrescentou a proteção UV em seus cosméticos, antes a gente via muito uma base ou um pó com a descrição FPS 15 ou 20, só que esse fator não é considerado como uma fotoproteção e hoje em dia é comum a gente ver estampado na embalagem FPS 30 ou 50, mas será que com esse fator já podemos substituir o filtro por esses cosméticos?

Infelizmente não! O que acontece é que para um produto  proteger efetivamente a pele contra o sol o produto precisa oferecer FPS e PPD adequados, e a grande maioria das maquiagens não oferecem, e, mais que isso, precisa ser usado na quantidade correta, e é aqui que mora o problema.

O que acontece, acontece é que ninguém em sã consciência usa o equivalente a uma colher de base, BB ou CC cream no rosto, que seria a quantidade certa de filtro solar para o rosto. Geralmente usamos uma camada fininha, ate mesmo para não parecermos uma palhaça, aí se não usamos a quantidade adequada, o FPS diminui e acaba não cumprindo a função de proteger a pele.

Então com esse impasse o filtro solar deve sempre ser usado, com maquiagem ou não. Ele é aplicado primeiro e em seguida aplica-se a maquiagem, que, independente de possuir ou não filtro solar.

Meninas a  maquiagem com filtro solar é sempre complemento, pois o principal ainda  continua sendo o filtro solar, que deve ser usado sempre!

Beijos Flávia