Olá pessoas eu resolvi fazer o desafio de 7 dias sem açúcar, quem me acompanha pela rede social viu que eu comecei ontem. Eu me lembro que uma vez eu vi em algum lugar alguém que estava fazendo esse desafio e agora resolvi fazer. Eu adoro desafios, simplesmente pelo fato de ver se eu consigo agüentar, pois eu sou de opinião quando falo que vou fazer eu faço, foram pouquíssimos desafios, que eu me lembre foi só um que eu não consegui fazer, e nem foi por que era difícil e sim porque eu esquecia, kkkk.

Bem o desafio em questão é ficar 1 semana sem nada de açúcar, e seus outros nomes como:

Glucose de milho.
Lactose.
Xarope de malte.
Glicose.
Frutose.
Néctares.
Açúcar cristal.
Sacarose.
Açúcar invertido.
Açúcar de confeiteiro.
Açúcar mascavo.
Açúcar bruto.
Mel.
Açúcar branco/refinado.
Melaço/melado.
Caldo de cana.
Dextrose.
Maltose e xarope de milho.
Xarope de malte.
Maltodextrina.

Nesse desafio eu também cortei o amido, mas pode ingerir alguns carboidratos e a frutose que é o açúcar encontrado nas frutas.

Vegetais ricos em amido Amido (g)
Batata, crua 14.8
Batatas, fervidas 16.7
Batatas, em conserva 14.4
Batatas velhas 16.6
Parsnip, cru 6.2
Parsnip, fervida 6.4
Alho, cru 14.7
Plantain, fervida 23
A batata-doce, crua 15.6
A batata-doce, cozido 8.9
Yam, em bruto 27.5
Yam, fervida 32.3
Nozes e Sementes Amido (g)
Amêndoas 2.7
Castanha de caju, torradas e salgadas 13.2
Avelãs 2
Macadâmia, salgados 0.8
Castanha do Brasil 0.7
Nozes pecan 1.5
Castanhas 29.6
Amendoins 6.3
Pistache nozes, torradas e salgadas 2.5
Nozes 0.7
As sementes de girassol 16.3
Sementes de gergelim 0.5
Cereais e Grãos Amido (g)
Barn (trigo) 23
Farinha de milho 92
Aveia, em bruto 64.9
Sago, cru 94
Farinha de centeio, todo 75.9
Farinha de soja 12.3
Farinha de trigo, castanha 66.8
A farinha de trigo, branco 76
O arroz integral 80
Tapioca, crua 95
Feijões e lentilhas Amido (g)
Feijão frade (seco, cru) 47.5
Grão de bico (inteiro, seco, cru) 43.8
O feijão (cru) 0.9
Lentilhas (verde e marrom, inteiro, seco) 44.5
Red feijão, (seco, cru) 38
Grãos de soja (seco, cru) 4.8
Favas (congelado, cozido) 10

Então lembrando que esse desafio não é zero carboidrato e sim zero açúcar, este liberado carboidrato bom tipo a mandioca e os carbo que existem em algumas verduras e legumes.

Sobre as frutas eu escolhi as que têm menos índice glicêmico, por que acho que tem, mas haver com o desafio.

Na caixa azul as frutas com baixo índice glicêmico e na caixa laranja as frutas com moderado índice glicêmico

Também tem que tomar cuidado com os alimentos que falam que é zero açúcar, pois eles podem ter a dextrose ou a sacarose ao invés do açúcar propriamente dito, outro erro cometido por muitas pessoas que tentam é achar que alguns alimentos por mais que sejam salgados não possui açúcar, mas ela pode estar escondida, então vamos ler rotulo.

Exemplo e rótulo, nesse exemplo, nas linhas em branco abaixo da informação nutricional, diz que tem açúcar.

Esse desafio não é para perder peso, é obvio que se perdemos algumas gramas a gente agradece então eu não sei o quanto se perde em uma semana sem açúcar.

Beijos Flávia